Numa época de
graves alterações climáticas, tempestades anormalmente violentas, longos
períodos de seca extrema, forte impacto sobre os recursos naturais, apesar de
algumas vozes discordantes, é cada vez mais necessário apresentar factos,
consciencializar problemas cada vez mais globais, apresentar soluções,
concretizar projetos, procurar fazer a diferença. As escolas são por si,
veículos de transmissão de conhecimento e de valores, que têm forte impacto no
futuro. Com este clube de Ciência Viva, espaço de aprendizagem informal,
procuramos materializar num espaço que providencie um quadro físico e teórico,
uma forma de estimular o interesse, o desenvolvimento de “skils” que lhes
forneça capacidades e competências para aprenderem e para lidar com o
dia-a-dia, cada vez mais dependente da tecnologia e da informação. A abordagem
STEAM no âmbito de um clube, quando as escolas ainda estão demasiado apegadas a
um currículo tradicional estruturado e formal, visa melhorar as aprendizagens e
promover a apropriação das competências STEAM dos alunos, de uma forma
informal, exterior ao formalismo da sala de aula. Para além disso o mérito do
tema (desenvolvimento sustentável – o que podemos fazer) configura-se como uma
área de interesse multidisciplinar e passível de ser tratado de forma micro ou
macro, indo ao encontro dos objetivos do projeto educativo do agrupamento e
seguramente adequado para ser problematizado numa metodologia STEAM.
Mérito do programa proposto
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário