Mérito do programa proposto


Numa época de graves alterações climáticas, tempestades anormalmente violentas, longos períodos de seca extrema, forte impacto sobre os recursos naturais, apesar de algumas vozes discordantes, é cada vez mais necessário apresentar factos, consciencializar problemas cada vez mais globais, apresentar soluções, concretizar projetos, procurar fazer a diferença. As escolas são por si, veículos de transmissão de conhecimento e de valores, que têm forte impacto no futuro. Com este clube de Ciência Viva, espaço de aprendizagem informal, procuramos materializar num espaço que providencie um quadro físico e teórico, uma forma de estimular o interesse, o desenvolvimento de “skils” que lhes forneça capacidades e competências para aprenderem e para lidar com o dia-a-dia, cada vez mais dependente da tecnologia e da informação. A abordagem STEAM no âmbito de um clube, quando as escolas ainda estão demasiado apegadas a um currículo tradicional estruturado e formal, visa melhorar as aprendizagens e promover a apropriação das competências STEAM dos alunos, de uma forma informal, exterior ao formalismo da sala de aula. Para além disso o mérito do tema (desenvolvimento sustentável – o que podemos fazer) configura-se como uma área de interesse multidisciplinar e passível de ser tratado de forma micro ou macro, indo ao encontro dos objetivos do projeto educativo do agrupamento e seguramente adequado para ser problematizado numa metodologia STEAM.

Sem comentários:

Enviar um comentário