Objectivos do Clube Ciência Viva

 

O domínio central deste projeto, o desenvolvimento sustentável, configura-se como uma área de interesse multidisciplinar e passível de ser tratado de forma micro ou macro, indo ao encontro dos objetivos do projeto educativo do agrupamento e seguramente adequado para ser problematizado numa metodologia STEAM. Ou seja, os alunos vão ser confrontados a procurar respostas para problemas do seu interesse, que se adaptem às suas vivências e experiências quotidianas, assim como, partilhar e pôr em prática uma metodologia de ensino onde a aquisição de conhecimentos e habilidades é realizada através de experiências, observadas através de múltiplas lentes, permitindo uma análise mais abrangente e a transversalidade nas disciplinas STEAM, como um todo. Deste modo temos como objetivos gerais do projeto:

• Promover a metodologia STEAM;

• Promover e desenvolver as “STEAM Skils”

• Despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia;

• Promover e incentivar o acesso a práticas científicas inovadoras;

• Promover práticas pedagógicas atrativas, inovadoras e com qualidade centradas no  aluno;

• Criar momentos lúdicos de aprendizagem não formal;

• Dinamizar atividades que promovam a criatividade e pensar “fora da caixa”;

• Desenvolver o pensamento lógico, estimular a criatividade, a curiosidade, o pensamento crítico e a reflexão;

• Promover a literacia científica, tecnológica e digital;

• Valorizar o saber;

• Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

• Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

• Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências argumentativas e de respeito pelo outro.

• Promover no aluno um perfil de base humanista;

• Fomentar a inclusão e a aceitação da diversidade, do outro;

• Desenvolver a autonomia, as competências de comunicação, colaboração e cooperação;

• Permitir que os alunos compreendam o erro como parte do processo de aprendizagem;

• Colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente;

• Aprofundar competências digitais e incentivar a sua utilização de forma adequada;

• Mobilizar, de forma integrada, competências de uso da língua materna e das línguas estrangeiras, no sentido da construção de uma competência plurilingue e pluricultural.

• Desenvolver atitudes responsáveis face ao ambiente;

• Contribuir para o desenvolvimento sustentável;

• Ampliar a dimensão local, criar uma consciência nacional e global;

• Sensibilizar para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do quotidiano;

• Compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente;

• Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.

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