O domínio
central deste projeto, o desenvolvimento sustentável, configura-se como uma
área de interesse multidisciplinar e passível de ser tratado de forma micro ou
macro, indo ao encontro dos objetivos do projeto educativo do agrupamento e
seguramente adequado para ser problematizado numa metodologia STEAM. Ou seja,
os alunos vão ser confrontados a procurar respostas para problemas do seu
interesse, que se adaptem às suas vivências e experiências quotidianas, assim
como, partilhar e pôr em prática uma metodologia de ensino onde a aquisição de
conhecimentos e habilidades é realizada através de experiências, observadas
através de múltiplas lentes, permitindo uma análise mais abrangente e a transversalidade
nas disciplinas STEAM, como um todo. Deste modo temos como objetivos gerais do
projeto:
• Promover a
metodologia STEAM;
• Promover e
desenvolver as “STEAM Skils”
• Despertar o
interesse dos alunos pela ciência e tecnologia;
• Promover e
incentivar o acesso a práticas científicas inovadoras;
• Promover
práticas pedagógicas atrativas, inovadoras e com qualidade centradas no aluno;
• Criar momentos
lúdicos de aprendizagem não formal;
• Dinamizar
atividades que promovam a criatividade e pensar “fora da caixa”;
• Desenvolver o
pensamento lógico, estimular a criatividade, a curiosidade, o pensamento
crítico e a reflexão;
• Promover a
literacia científica, tecnológica e digital;
• Valorizar o
saber;
• Mobilizar
saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e
para abordar situações e problemas do quotidiano;
• Usar
adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e
tecnológico para se expressar;
• Promover o
trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências argumentativas e de respeito
pelo outro.
• Promover no
aluno um perfil de base humanista;
• Fomentar a
inclusão e a aceitação da diversidade, do outro;
• Desenvolver a
autonomia, as competências de comunicação, colaboração e cooperação;
• Permitir que
os alunos compreendam o erro como parte do processo de aprendizagem;
• Colaborar em
diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando
diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de
conduta próprias de cada ambiente;
• Aprofundar
competências digitais e incentivar a sua utilização de forma adequada;
• Mobilizar, de
forma integrada, competências de uso da língua materna e das línguas
estrangeiras, no sentido da construção de uma competência plurilingue e
pluricultural.
• Desenvolver
atitudes responsáveis face ao ambiente;
• Contribuir
para o desenvolvimento sustentável;
• Ampliar a
dimensão local, criar uma consciência nacional e global;
• Sensibilizar
para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do quotidiano;
• Compreender os
equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que
respondam aos grandes desafios globais do ambiente;
• Manifestar
consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando
colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro
sustentável.
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